3º Prêmio



O Prêmio João Simões Lopes Neto de Artes Visuais alcança a sua terceira edição mantendo o seu objetivo de estimular a criação artística a partir do universo simoneano, ricamente descrito pelo autor em seus textos sobre os mitos, os costumes e as paisagens do Rio Grande.
O sucesso dos prêmios anteriores pôde ser aferido tanto pela alta qualidade dos trabalhos participantes, que transformaram a escolha dos premiados em um desafio às comissões julgadoras, quanto pelo expressivo público que foi ao MALG prestigiar as obras em exibição.
Neste ano, quando se comemora o centenário da primeira edição dos Contos Gauchescos, temos de festejar também a consolidação do projeto e a certeza de sua perenidade. Desfrutem, pois, das obras selecionadas nesta edição.


Antonio Carlos Mazza Leite
Presidente do Instituto João Simões Lopes Neto



O III PRÊMIO ARTES VISUAIS

O Prêmio Artes Visuais João Simões Lopes Neto foi imaginado como instrumento de incentivo à criação de obras de arte contemporânea através das relações da literatura com a imagem, o som e o espaço.

Paisagens, personagens e fragmentos da escrita de João Simões Lopes Neto desdobram-se nesta edição em um conjunto de doze trabalhos. Nos desenhos, instalações, fotografias, pintura e vídeo encontramos percursos abstratos perpassados por textos, a cristalização espacial de fotogramas imaginados, a narrativa atravessada por imagens documentais, o som de palavras e ambientes combinado com projeções rítmicas, a materialidade da letra e seus reflexos, fauna e flora como personagens centrais, paisagens construídas.

Chegamos a terceira edição com o entendimento de que um acervo de arte contemporânea está no início de sua formação, possibilitando que esta relação singular entre a literatura e as artes visuais continue em permanente atualização.


Giorgio Ronna
Coordenador Artístico




ARTISTAS EXPOSITORES


Ana Chassot Ledur, Luci Sgorla, Kátia Costa e Tereza Mello (Porto Alegre RS)

Pâncaro (Pelotas RS)

André Barbachan Silva e Renata Azevedo Requião (Pelotas RS)

Camila Hein (Pelotas RS)

Carla Thiel (Pelotas RS)

Fabio André (Porto Alegre RS)

Grupo Superfície (Pelotas RS)

Katia Costa (Porto Alegre RS)

Kelly Wendt (Pelotas RS)

Mariana Abasolo  (São Paulo SP)

Ricardo Garlet (Santa Maria RS)

Walter Karwatzki (Porto Alegre RS)




PRÊMIO AQUISIÇÃO

Mariana Abasolo  (São Paulo SP)

Walter Karwatzki (Porto Alegre RS)




MENÇÃO HONROSA

Ana Chassot Ledur, Luci Sgorla, Kátia Costa e Tereza Mello (Porto Alegre RS)

André Barbachan Silva e Renata Azevedo Requião (Pelotas RS)

Camila Hein (Pelotas RS)




COMISSÃO JULGADORA

Lucia Koch

Elaine Tedesco

Daniel Acosta

Giorgio Ronna

Antonio Mazza Leite



COMISSÃO DE SELEÇÃO

José Luiz de Pellegrin

Eduarda Gonçalves

Giorgio Ronna

Marion Velasco